The book in the iPad is extension of all sens by Raul Batista Moita

The book in the iPad is extension of all sens

By Raul Batista Moita

  • Release Date: 2012-06-22
  • Genre: Ciências sociais
Download Now
The file download will begin after you complete the registration. Downloader's Terms of Service | DMCA

Description

Johannes Gensfleisch Gutenberg; Aldo Manutio; Nicolas Jenson; Claude Garamond; John Baskerville; Giambattista Bodoni; François-Ambroise Didot; Valentim Fernandes, entre muito outros, foram tipógrafos famosos que dedicaram à concepção, impressão e edição de livros grande parte das suas vidas. Alguns destacaram­‑se, também, por terem desenhado tipos de letra que, ainda hoje, são a base de vasto leque de escolhas. Estes tipógrafos estão na lista dos pioneiros que desenharam livros na Europa desde o aparecimento da imprensa, quando papel e caracteres móveis iniciavam o percurso da impressão do alfabeto.
A tecnologia, a época, o desenvolvimento e as necessidades das sociedades influenciaram estes desenhadores para o papel, o meio ou suporte que floresceu no Mundo Ocidental com a expansão da tipografia. Desenhavam, supostamente, por o que consideravam ser conhecimento, progresso, a evolução Humana.
No entanto, alguns pesquisadores contemporâneos revelaram que o aparecimento da tipografia e a cultura do livro teve efeitos nefastos para as sociedades alfabetizadas por ser extensão do sentido visão.
Quando todos os sentidos absorvem símbolos, texto, imagem, movimento e som o Homem testemunha o regresso ao tribalismo da aldeia que se transforma na aldeia global.
Hoje, os novos tipógrafos têm pela frente a árdua tarefa de ultrapassar as dificuldades que tiveram os seus antecessores ao desenharem para um novo meio de reprodução, o ecrã. O ecrã, neste estudo, representa o dispositivo iPad. Este apresenta­‑se para um mundo tecnológico que mudou, muda, continuará modificando o Homem e que vem reforçar o desenho como conceito universal.
Os desenhadores de livros do século XXI também saberão adaptar­‑se, como os seus antecessores, tendo agora em conta as variáveis que a ciência revela. Para que isso aconteça tentaremos, com as pesquisas e teorias apresentadas neste trabalho, compreender e facilitar essa adaptação.

keyboard_arrow_up