Guerra Cibernética by Richard A. Clarke & Robert K. Knake

Guerra Cibernética

By Richard A. Clarke & Robert K. Knake

  • Release Date: 2015-05-20
  • Genre: Computadores
Download Now
The file download will begin after you complete the registration. Downloader's Terms of Service | DMCA

Description

A Brasport e a Clavis trazem para o Brasil a tradução do livro "CYBER WAR - THE NEXT THREAT TO NATIONAL SECURITY AND WHAT TO DO ABOUT IT", uma das poucas obras já escritas com foco em guerra cibernética, sendo, certamente, o principal texto internacional introdutório sobre o assunto disponível.

No livro, Richard Clarke apresenta um panorama surpreendente — e, ao mesmo tempo, convincente — no qual o uso de armas cibernéticas é uma questão concreta a ser considerada nas ações de Defesa Nacional. Como se sabe, computadores — e dispositivos computacionais — controlam boa parte das atuais infraestruturas civis e militares, incluindo sistemas críticos para o bem estar da sociedade e sistemas que suportam a adequada condução de ações militares. Ao usar armas computacionais que causam impacto em tais sistemas, o "inimigo da nação" pode comprometer o bom andamento de ações militares — ofensivas ou defensivas — e pode, ainda, imprimir ações que causem grande impacto na população civil e no funcionamento da sociedade. 

Clarke mostra que ações desse tipo, envolvendo o uso de computadores e o ataque a sistemas computacionais, já vêm sendo empregadas em iniciativas caracterizadas como "ações de Estado", tanto em tempos de paz, quanto no campo de batalha. Dessa forma, é fundamental, ao mesmo tempo, entender as implicações diplomáticas desse novo tipo de arma, e estabelecer limites quanto a sua utilização - para defesa, e para ataque.

A tradução deste clássico internacional no Brasil contou com apoio formal de renomadas instituições de pesquisa e apoio à inovação no Brasil, com destaque para FINEP, CNPq e FAPERJ. Na edição brasileira, o livro conta com um artigo especial que aborda o tema "Segurança Ofensiva: um aliado no caminho para a defesa cibernética".

keyboard_arrow_up